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O que é possível observar na reprodução da pintura?
É possível observar o portal de entrada do município de Arceburgo, árvores, casas, a torre de uma igreja e morros ao fundo.
Coloquem a maquete feita pela turma sobre uma mesa. Em seguida, sentem-se nas cadeiras e observem a maquete na visão frontal.
Conversem sobre as seguintes questões:
a) É possível ver todos os elementos representados na maquete?
b) O que é possível ver?
c) O que não é possível ver?
a) Não é possível ver todos os elementos representados na maquete. Apenas aqueles posicionados mais à frente.
b) É possível ver os elementos que estão à frente e os elementos atrás destes que são maiores que eles.
c) Não é possível ver os elementos menores que estão atrás dos primeiros e o que há entre eles. Quanto à distância, ela não é percebida com precisão.
Você já estudou a notícia no 2º ano e conheceu as partes que a formam, ou seja, como ela se compõe, para que serve a foto e a legenda (foto-legenda), etc. Sabe que a notícia tem por função contar ao leitor os fatos importantes que ocorrem no mundo. Neste Módulo, você vai pôr em prática seus conhecimentos e obter outros.
Acompanhe a leitura do professor.
Simone Machado Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto 29/08/2019 17h22
Já passou de 60 horas o incêndio em uma área de preservação permanente, em Castilho, interior de São Paulo. A área devastada pelo fogo é de aproximadamente dois mil hectares, o equivalente a dois mil campos de futebol, segundo a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), concessionária responsável pela preservação da mata.
Na man hã de hoje a Defesa Civil Estadual enviou uma aeronave para ajudar no combate às chamas. O avião tanque tem capacidade para transportar 1.800 litros de água e líquido gerador de espuma que suprime o calor. Além da aeronave, dois helicópteros Águia da PM, dois caminhões do Corpo de Bombeiros e dois caminhões pipas de usinas da região ajudam no controle do incêndio. Pelo menos 40 homens trabalham no local.
Há dificuldade para controlar as chamas, já que se trata de uma área com solo pantanoso e de mata fechada, apenas aeronaves conseguem chegar até os focos. Bombeiros em solo trabalham no isolamento do fogo para que ele não atinja pastagens vizinhas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma plantação de cana-de-açúcar, na noite de segunda-feira. Até esta tarde os bombeiros continuam no trabalho de combate às chamas. Não há previsão para o término dos trabalhos.
Animais de pequeno porte não conseguiram fugir do local e morreram carbonizados; outros danos ambientais ainda não foram calculados. “No momento, a prioridade está no combate às chamas, com posterior avaliação dos demais impactos”, diz trecho da nota enviada pela Cesp.
A concessionária explicou ainda que “comunicou às autoridades sobre a ocorrência para apuração dos fatos, tendo em vista que foram identificados pelo menos dois focos iniciais de incêndio, distantes cerca de três quilômetros, um deles em área não pertencente à CESP”.
A área é conhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Foz do Aguapeí e tem 8.353 hectares. O local serve de abrigo para diversos animais silvestres.
Meio Ambiente. UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/ redacao/2019/08/29/incendio-em-area-de-preservacao-no-interior-de-sp-ja-dura-3-dias.htm. Acesso em: 28 jul. 2020.
Glossário Área de preservação permanente: área protegida que tem por função, por exemplo, preservar as nascentes e cursos de água, a paisagem, a diversidade da vida, o fluxo dos animais, o bem-estar dos seres humanos. Companhia Energética de São Paulo (Cesp): produtora de energia elétrica do Estado de São Paulo. Concessionária: empresa que recebe o direito, a permissão (neste caso, do governo) de explorar serviços de utilidade pública. Defesa Civil Estadual: uma organização cujas ações são de socorro, de assistência e de reconstrução destinadas a evitar ou minimizar desastres naturais ou não. PM: Polícia Militar. Carbonizados: queimados, reduzidos a carvão.
Acima, leia o título da notícia e a foto-legenda. O que você já pôde saber antes mesmo de ler a notícia?
A partir do título e da foto-legenda, é possível saber que a notícia é sobre um incêndio que já dura 3 dias em uma área de preservação permanente, em Castilho, localidade do interior do estado de São Paulo.
Observe a imagem.
O que é mostrado na imagem?
Os alunos podem mencionar a fumaça, que pode ser confundida com nuvens, porque não há outros dados na imagem.
Observe o esquema e, com a colaboração dos colegas, escreva um texto que explique as ideias contidas nele.
Exemplo de resposta: Os espaços públicos do município pertencem a todos os moradores. São exemplos de espaços públicos: ruas, avenidas, praças, parques, praias e viadutos.
Os espaços têm nomes para facilitar sua identificação e localização. Eles são baseados em critérios como nomes de personalidades, animais e plantas, datas comemorativas, palavras de origem indígena, números e outros.
Os patrimônios culturais são importantes porque preservam a memória e a cultura de um povo, como o Bosque do Papa, em Curitiba. (Pode ser citado um exemplo de seu município.)
Releia o conto “A vovó Estrela”. Nessa releitura você vai ler uma mensagem de encerramento do texto.
A vovó Estrela
Um dia, um menino resolveu parar de falar. O gato lhe perguntou por que, mas o menino não respondeu. O gato então lhe disse:
— Quer saber? Vou fazer a mesma coisa!
E parou de ronronar. Ao ver aquilo, a casa não abriu as janelas e as flores do jardim fecharam suas pétalas. O sol, furioso por não ser mais admirado, resolveu parar de brilhar. E nesse mesmo instante a lua e as estrelas se apagaram. Todas as estrelas, menos uma, ninguém sabe por quê. Ela desceu até o sonho do neto que acabava de adormecer e murmurou em seu ouvido:
— Eu continuo amando você, meu netinho! Vou contar uma história enquanto você dorme.
A história da vovó Estrela é a seguinte.
“Um dia, um menino resolveu parar de falar. O gato perguntou-lhe por que, mas ele não respondeu. O gato então lhe disse:
— Quer saber? Vou fazer a mesma coisa!
E parou de ronronar. Ao ver aquilo, a casa não abriu as janelas e as flores do jardim fecharam suas pétalas. O sol, furioso por não ser mais admirado, resolveu parar de brilhar. E nesse mesmo instante a lua e as estrelas se apagaram. Todas as estrelas, sem exceção. Bruscamente, fez-se uma escuridão tremenda. Tudo ficou tão escuro que ninguém enxergava mais nada. E por isso as pessoas decidiram parar de guerrear”.
O silêncio da paz que voltara acordou o menino. Radiante de felicidade ele voltou a falar como antes. O gato foi se esfregar nele, ronronando. A casa abriu as janelas para deixar entrar o vento, que trazia a paz. As flores do jardim abriram suas pétalas. O sol raiou novamente, e, quando a noite caiu, as estrelas, todas as estrelas, brilharam. Naquela noite, o menino contemplou com ternura o céu onde vivia sua maravilhosa avó.
Se uma criança e uma avó podem parar uma guerra, que dirá os homens, se...
... se cada um lembrar que um dia foi criança, com seus medos e esperanças;
se todos, ao olhar para o céu, constatarem que lá não existe nenhuma fronteira, nenhuma bandeira, nenhuma barreira;
se o mundo se preocupar mais com o que pensariam do nosso mundo as avós que já se foram;
se simplesmente admitirmos que todos os seres vivos têm diferenças e todos têm seu lugar em nosso planeta;
se sonharmos com outra realidade;
se...
Para fazer guerra, em todos os tempos, sempre se encontraram mil argumentos. Para viver em paz, não precisamos de argumento, só buscar o entendimento.
Mario Urbanet. Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012. p. 28-31.
Glossário Argumentos: razão, prova.
No conto, o que significa “entendimento”? E “argumento”?
No conto, entendimento significa compreensão das coisas. Argumento é uma razão, um fundamento para se afirmar ou negar algo.
Todos eram lindos quando nasceram, menos ele. Hum, não se parecia com nenhum dos irmãos!
O pobrezinho sofria porque, sendo diferente, era desprezado por todos.
O tempo passou. Um dia, quando ele entrou no lago, percebeu sua imagem refletida na água e... não acreditou no que viu! Ele havia se tornado um ____________!
Texto escrito por Leila Rensi.
Nestas aulas, vamos fazer uma ave usando papel dobradura. Para adivinhar que ave é essa, observe a imagem, leia o texto e complete a lacuna com a palavra que falta nesta história.
Todos eram lindos quando nasceram, menos ele. Hum, não se parecia com nenhum dos irmãos!
O pobrezinho sofria porque, sendo diferente, era desprezado por todos.
O tempo passou. Um dia, quando ele entrou no lago, percebeu sua imagem refletida na água e... não acreditou no que viu! Ele havia se tornado um cisne !
Escreva cinco serviços públicos que um município deve ter para garantir o bem-estar de seus habitantes.
O aluno poderá responder: educação, saúde, segurança, saneamento básico, transporte público, lazer, etc.
Observe as imagens. Elas retratam um lugar chamado Esplanada dos Ministérios, durante sua construção e hoje.
Destaque uma semelhança entre as fotografias e justifique sua resposta.
Espera-se que os alunos notem que, apesar de haver mais construções na imagem contemporânea, as principais características se mantêm, como o formato e a disposição dos edifícios.
Releia o texto da aula e escreva três causas do crescimento de um município.
São exemplos de fatores responsáveis pelo crescimento de um município: o aumento da população, a construção de novas casas, o aumento dos bairros e do número de ruas.
Observe imagens de calçadas da cidade de São Paulo.
a) Que formas geométricas planas você reconhece nas pedras do calçamento dessas imagens?
b) Qual é a semelhança e a diferença que você observa entre o quadrado e o retângulo?
c) Observe a sombra do guarda-chuva da primeira imagem. Ela tem uma forma geométrica. Quantos lados tem essa forma?
Você sabe o nome dessa figura?
a) Quadrados e retângulos.
b) Ambos têm 4 lados. O quadrado tem os quatro lados com medidas iguais, e o retângulo possui 2 medidas de lado diferentes, ou seja, cada par de lados tem uma medida.
c) 8 lados.
Octógono.
Observe a imagem.
Explique como a menina leu as horas nesse relógio.
Nesse relógio, analógico, o ponteiro menor (hora) aponta para o 10, portanto indica 10 h; o ponteiro médio, que aponta para o 2, indica 10 min, porque entre um número e outro há um intervalo de 5 minutos (2 x 5 min = 10 min); e o ponteiro maior (em alguns relógios, em cor diferente), que está na 37ª marquinha, a partir do 12, indica 37 s, porque entre um número e outro há também um intervalo de 5 segundos (até o 7, foram 7 x 5 s = 35 s; mais 2 s, tem-se 35 s + 2 s = 37 s). Socialize as respostas dos alunos.
Use régua e lápis de cor para traçar alguns eixos de simetria possíveis nas imagens.
É usual encontrarmos formas geométricas simétricas em construções, em obras de arte e, por que não dizer, na arquitetura?
Da mesma forma que alertamos para as pequenas diferenças e aproximações para localizar e traçar os eixos de simetria com as figuras dos mosaicos, aqui também poderão ocorrer pequenas diferenças entre uma parte e outra ao traçarmos os eixos de simetria. Considere isso no traçado dos alunos.
A figura a tem um eixo de simetria em cada vitrô. A figura b tem apenas um eixo de simetria (vertical). Se não houve consenso entre as respostas dos alunos, considere-as e ouça seus argumentos. A figura c tem 4 eixos de simetria. A figura d não tem eixo de simetria.
Observe o mosaico construído por Camila.
a) Quantos quadrados compõem o retângulo?
b) Há quantos quadrados de cada cor?
c) Quantas vezes cada grupo com o mesmo número de quadrados coube no retângulo?
d) Sobrou algum quadrado no retângulo sem colorir? _________ Quantos? _________
e) Escreva o registro matemático da divisão do retângulo:
a) 36 quadrados (9 x 4 = 36).
b) 18 quadrados de cada cor.
c) 2 vezes.
d) Não / Nenhum
e) 36 : 18 5 2
Enfatize a questão: Quantas vezes o grupo de 18 quadrados coube no retângulo?
Observe o retângulo formado por um mosaico de azulejos quadrados.
Azulejos são encontrados em diferentes lugares. A palavra “azulejo” vem da palavra árabe az-zullayj, que significa “pequena pedra polida”. Azulejo é uma placa de cerâmica, arenito vidrado ou porcelana, branco ou colorido, com ou sem desenho, liso ou com relevo.
a) Conte e registre um a um o número de quadrados que compõem o retângulo desse mosaico.
b) Registre outras maneiras de escrever quantos quadrados compõem o retângulo, sem ser por meio da contagem um a um.
a) 18 quadrados.
b) Socialize as diferentes estratégias dos alunos. Se nenhum deles utilizar a escrita multiplicativa, apresente esta possibilidade: 3 x 6 = 18 (número de linhas x número de colunas) ou 6 x 3 = 18 (número de colunas 3 número de linhas). Ver outros comentários no Caderno do Professor.
Leia o esquema e, de acordo com o que você aprendeu no módulo anterior, complete os espaços.
Observe as imagens das capas dos livros para responder às questões oralmente:
Você considera que essas capas pertencem a livros que fazem parte de uma coleção? Justifique.
Sim, pois as capas dos livros e os títulos são semelhantes: “Pequenos contos para...”. Além disso, o nome de um autor (Mario Urbanet) se repete em todos eles.
Lembre um sonho que você teve durante o sono. Registre-o.
Resposta pessoal.
Observe a imagem.
Registre nos balões de pensamento o que cada criança deve estar pensando ao ouvir a orientação da professora.
No dicionário, cada palavra aparece em um verbete. O verbete é um texto com informações sobre uma palavra e seus significados.
Observe esta sequência de palavras na página de um dicionário.
Saraiva Júnior: dicionário da língua portuguesa ilustrado.
3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 121.
a) Como as palavras estão ordenadas no verbete?
b) Por que é importante que as palavras sejam organizadas desse modo?
a) Elas estão em ordem alfabética.
b) É importante que as palavras sejam organizadas desse modo para facilitar a consulta ao dicionário.
Observe o infográfico, que mostra a quantidade e o tipo de alimento necessários a uma boa alimentação:
Glossário Calorias: quantidade de alimentos que equivale a determinada porção de energia. Oleaginosas: que contêm óleo, como certas sementes.
a) Para que servem as imagens nesse infográfico?
b) E os números?
a) As figuras servem para representar os alimentos.
b) Os números indicam as porções de alimento que devem ser consumidas.
Você já ouviu falar em origami? É uma técnica japonesa de criar objetos, dobrando papel e sem cortá‑lo ou usar cola. A palavra origami é formada pela união de duas outras palavras japonesas: ori, que significa “dobrar”, e kami, que significa “papel”. Por isso mesmo, essa antiga arte é também conhecida como dobradura.
Leia o texto, observando as imagens.
Origami de cisne
Você sabe como se chama esse tipo de texto? Quem se interessa por textos como esse?
Espera-se que os alunos respondam que se trata de um texto de instrução de montagem ou de execução. Quem se interessa é alguém que não sabe montar ou fazer algo e precisa de instruções.
A comunidade Cachoeira Porteira
Na comunidade Cachoeira Porteira, localizada a treze horas de barco do centro do município de Oriximiná, vivem cerca de 145 famílias.
Essas famílias quilombolas vivem de pequenas plantações, caça e extração de castanha-do-pará, além da pesca no rio Trombetas.
Essa comunidade se formou ao longo de centenas de anos, resultado do contato entre povos indígenas e escravizados fugitivos.
Depois de muito tempo, chegaram pessoas de outras regiões do Brasil em busca das riquezas que a floresta oferece.
A convivência de pessoas vindas de diversos lugares formou as bases da cultura local, como o artesanato, os costumes, o conhecimento da floresta e os relatos orais passados de geração em geração.
Os moradores da comunidade quilombola Cachoeira Porteira vivem da caça, pesca, pequenas plantações e da coleta de castanhas-do-pará na floresta. Por causa dessa atividade, são chamados de castanheiros.
No texto A comunidade Cachoeira Porteira, pinte:
a) com a cor vermelha, quem formou a comunidade.
b) com a cor verde, as atividades realizadas na comunidade.
a) Essa comunidade se formou ao longo de centenas de anos, resultado do contato entre povos indígenas e escravizados fugitivos. Depois de muito tempo, chegaram pessoas de outras regiões do Brasil em busca das riquezas que a floresta oferece.
b) Pequenas plantações, caça e extração de castanha-do-pará, além da pesca no rio Trombetas.
Em duplas, completem o esquema sobre a história dos municípios. Para isso, recortem as fichas do Anexo 8 e colem nos lugares adequados.
Vamos jogar
1. Forme dupla com um colega.
2. Um membro da dupla deverá recortar as peças do Anexo 6.
3. Coloque as peças sobre a mesa com as imagens e os dizeres voltados para baixo.
4. Misture as peças sobre a mesa.
5. Tirem par ou ímpar para ver quem começa.
6. O primeiro jogador vira duas peças do jogo. Se a descrição corresponder à imagem, o jogador fica com as peças. Caso contrário, devolve-as, viradas para baixo, no mesmo lugar.
7. O outro jogador repete esses procedimentos.
8. Quem conseguir mais pares de peças, ganha o jogo.
Observe as três sequências de números figurados.
Quantos pontos tem o primeiro número figurado em cada uma delas?
Todas começam com 1 ponto.
Observe como Luiz fez o cálculo 342 - 157.
Agora, acompanhe a maneira como ele realizou a subtração 342 - 157 usando o material base 10 e o ábaco de papel.
1. Representou o minuendo, que é o número do qual vai subtrair 157, chamado subtraendo.
2. Como não é possível subtrair 7 unidades (cubinhos), Luiz fez a troca de 1 dezena (barra) por 10 unidades (cubinhos). É como no jogo Nunca 10 ao contrário: ele trocou 1 dezena por 10 unidades e 1 centena por 10 dezenas.
• Após a troca, ficou com 3 placas, 3 barras e 12 cubinhos.
• Assim, ele pôde tirar 7 das 12 unidades, restando 5 unidades.
3. Depois, ele percebeu que não era possível subtrair 5 dezenas, pois havia apenas 3. Então, ele fez a troca de 1 centena (placa) por 10 dezenas (barras).
• Após a troca, ele ficou com 2 placas, 13 barras e 5 cubinhos.
• Assim ele subtraiu 5 das 13 dezenas, restando 8 dezenas.
4. Finalmente, das 2 centenas subtraiu 1 centena, restando 1.
Verifique essa subtração no algoritmo da decomposição e no convencional:
Use o algoritmo convencional para resolver as subtrações. Se necessário, utilize o material base 10 e o ábaco de papel.
a) 302 - 19 =
b) 740 - 51 =
c) 854 - 183 =
d) 900 - 112 =
e) 347 - 92 =
f) 826 - 40 =
a) 283
b) 689
c) 671
d) 788
e) 255
f) 786
Assinale as duas figuras que não têm nenhuma relação com as demais.
As figuras 2 e 5 não têm relação com as demais. As outras figuras (1, 3, 4 e 6) podem ser giradas e, duas a duas, formar uma figura simétrica. Essas quatro figuras podem se sobrepor.
Neste desafio, os alunos deverão encontrar relação de simetria entre as peças. Observando o formato de cada peça, é possível identificar que as peças 2 e 5 não são idênticas às demais. Com exercício de visualização, eles poderão responder que unindo duas outras peças é possível construir uma figura simétrica.
Usando elásticos coloridos, represente 6 retângulos diferentes no geoplano. Todos eles devem ser compostos por 24 quadrados.
a) Desenhe na malha pontilhada todas as configurações retangulares que você fez no geoplano.
b) Escreva uma multiplicação para cada retângulo que você desenhou na malha pontilhada.
a) Instrua-os a colorir o interior do retângulo. São 8 possibilidades diferentes, mas apresentamos apenas 7 na malha abaixo devido ao tamanho da malha no Caderno do Aluno.
b) Há 8 diferentes configurações possíveis (nesta malha, não é possível representar o retângulo 24 x 1):
2 x 12 = 24 ou 12 x 2 = 24
1 x 24 = 24 ou 24 x 1 = 24
4 x 6 = 24 ou 6 x 4 = 24
3 x 8 = 24 ou 8 x 3 = 24
Considere a sequência:
a) Desenhe a figura 5.
b) Se você continuar a sequência, quantos elementos terão as figuras:
6: ______________________________________________________
7: ______________________________________________________
8: ______________________________________________________
c) Complete a tabela com o número de elementos de cada figura.
d) Quantos elementos terá a figura 20? Que cálculo você realizou para descobrir esse total de elementos? Registre-o.
e) Vamos escrever a sequência numérica do total de elementos. Complete com mais 6 elementos: 2 – 4 – 6 – 8 –
a)
b) 6: 12 cubinhos / 7: 14 cubinhos / 8: 16 cubinhos
c)
d) 40 cubinhos.
e) 10 – 12 – 14 – 16 – 18 – 20.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas