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Você se considera seguro(a) para realizar grandes escolhas? Descreva uma situação em que você tenha feito uma escolha importante. Como você se sentiu?
O estudante deve descrever uma situação em que tenha realizado uma escolha que pode ser considerada grandiosa, difícil, ou seja, deve ser uma escolha que vai além das que fazemos no dia a dia, como escolher o que comer no café da manhã, o que vestir ou se quer frango ou salada no almoço, por exemplo.
Converse com seus pais ou responsáveis sobre alguns aspectos da história da sua família, precisamente da família nuclear, ou seja, aquela que criou e educou você.
Seguem algumas perguntas que podem nortear sua pesquisa:
Trajetória dos familiares (a partir da geração dos avós):
a) Resposta pessoal.
Exemplos de respostas possíveis: conseguiram comprar uma casa; viveram de aluguel; mudaram de casa várias vezes; nunca puderam comprar uma casa, embora tivessem esse sonho; nunca tiveram o sonho de ter uma casa própria, etc.
b) Resposta pessoal.
Possibilidades de respostas: abriram um negócio próprio; trabalharam como funcionários de alguma empresa; viveram como autônomos, etc.
c) Resposta pessoal.
Possibilidades de respostas: optaram por ter muitos filhos; optaram por ter poucos filhos; adotaram filhos, etc.
Agora, responda às questões.
a) Do texto, é possível extrair algumas respostas: é algo que estava sob o controle das pessoas; é uma forma de expressão e afirmação de vida; é uma busca por mais autoestima. Outras respostas, contudo, podem ser dadas, como o fato de que a exposição do corpo em conversas por vídeo normalmente é mais restrita a colo, braços e cabeça.
b) Resposta pessoal. O importante é criar uma oportunidade de refletir, a partir da experiência, sobre o significado que a aparência corporal assume em nossa vida.
c) O esperado é que o aluno responda que sim. A ideia é separar o que nosso corpo é do modo como nós o percebemos.
d) Resposta pessoal. Espera-se que haja estranhamento quanto às mudanças, dificuldade e até impossibilidade de corresponder a padrões, heterogeneidade das mudanças em relação a indivíduos diferentes, comparações, entre outras.
e) Resposta pessoal.
Você conhece os atletas brasileiros das fotos abaixo? Faça uma pesquisa sobre eles e descubra quando e onde nasceram e suas conquistas no esporte.
Leia o texto.
Dona Cotinha, Tom e o gato Joca
Em frente à minha casa tem outra casa, pequena, de madeira, azul com janelas brancas. Está no fim de um terreno enorme com muitas árvores. Para mim aquilo é o que chamam de floresta. Tom diz que é um quintal. Ali mora dona Cotinha, uma velhinha que tem cabelos lilás e dirige um Fusquinha vermelho. Esse passou a ser meu esconderijo. Dona Cotinha sempre aparece com um prato de comida. Diz:
— Vem, gatinho. Olha só o que eu trouxe para você. [...]
— Bom dia, menino — disse ela. — Já que está em frente à minha casa, faça uma gentileza e abra o portão.
Tom obedeceu. Dona Cotinha afagou minha cabeça e perguntou:
— Este gatinho é seu?
— Sim, senhora.
— Ele é muito educado.
— Obrigado — disse eu, na minha voz de gato.
— No primeiro dia que o vi por aqui, ele entrou na casa e cheirou tudo. Agora, sempre deixo uma comidinha para ele! [...]
Dona Cotinha acabava de denunciar minha gula e o aumento de peso. Continuou:
— Passe aqui no fim da tarde. Faço um bolo de fubá com cobertura de chocolate que é de dar água na boca.
Com água na boca fiquei eu. Naquela tarde voltamos à casa de dona Cotinha. Ela foi logo mostrando pro Tom uma coleção de carrinhos antigos. Era do filho dela, que morreu bem pequeno. Depois nos levou para uma sala repleta de livros. Tom ficou de boca aberta e perguntou:
— A senhora já leu todos esses livros?
— Praticamente todos. Ler foi minha diversão, meu bom vício. Infelizmente meus olhos não ajudam mais. Essa pilha que você está vendo aqui ainda nem foi tocada.
Tom começou a ler em voz alta, e sua voz encheu a sala de seres fantásticos. O tempo parou.
Desse dia em diante, à tardinha, eu e Tom tínhamos uma missão. Abrir os livros de dona Cotinha e deixar os personagens passearem pela casa mágica, no meio da floresta da cidade de pedra.
Dona Cotinha, Tom e o Gato Joca. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2016. Adaptado.
Quem é o narrador dessa história?
O gato Joca
Tom
Dona Cotinha
O filho de dona Cotinha
Leia o poema.
Noturno
O apito do trem perfura a noite. As paredes do quarto se encolhem. O mundo fica mais vasto.
Tantos livros para ler tantas ruas por andar tantas mulheres a possuir...
Quando chega a madrugada o adolescente adormece por fim certo de que o dia vai nascer especialmente para ele.
PAES, José Paulo. Noturno. In: Prosas seguidas de Odes mínimas. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Releia os seguintes versos.
As paredes do quarto se encolhem. O mundo fica mais vasto.
Pode-se afirmar que, nesses versos, é estabelecida uma ideia de
continuação, pois o quarto diminui ao mesmo tempo em que o mundo se encolhe.
consequência, pois o encolhimento do quarto é uma consequência da imensidão do mundo.
alternativa, pois enquanto o quarto se encolhe, pode-se procurar espaço na vastidão do mundo.
oposição entre o encolhimento das paredes do quarto e a vastidão do mundo.
No segundo e terceiro versos da primeira estrofe do poema é estabelecida uma ideia de oposição entre o encolhimento das paredes do quarto e a vastidão do mundo.
MAFALDA É UMA MENINA QUE SE PREOCUPA MUITO COM O MUNDO. VAMOS VER O QUE ELA PENSA SOBRE ISSO?
POR QUE O PAI DE MAFALDA DESEJA MELHORAS PARA O MUNDO?
Espera-se que os alunos digam que é porque, provavelmente, Mafalda disse para ele que o mundo está doente. (Ela está ao lado de um globo terrestre que está de cama, como se fosse uma pessoa doente.)
Observe a capa do livro abaixo.
A seguir você verá a capa de um livro.
Neste módulo, você viu como são as cartas. Agora, convidamos você a escrever uma carta para alguém que conheça e que more longe, pelo menos, em outro bairro. É importante que você saiba o endereço dessa pessoa.
Planejamento
O assunto da sua carta vai ser a escola. Fale sobre como foi o início do ano escolar, suas expectativas e curiosidades, ou, então, sobre aquilo de que mais gostou de aprender até agora. Sua carta deverá ter os seguintes elementos: local e data; saudação e nome do destinatário; mensagem; despedida ou fechamento; assinatura/nome do remetente.
O quadro a seguir representa as quatro categorias de plantas existentesseparadas em dois grandes grupos (I e II), relativos aos seus diferentes tipos de reprodução.
a) Qual é a diferença no ciclo de vida, em relação ao deslocamento dos gametas, dos vegetais do grupo II em relação aos do grupo I?
b) A presença de sementes é observada nas plantas de qual grupo? Explique a importância dessa estrutura para a reprodução dessas plantas.
Objeto(s) de conhecimento Mecanismos reprodutivos
Habilidade (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo/Unidade 1/1
Grade de correção
100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) A diferença no ciclo de vida, em relação ao deslocamento dos gametas, é a independência da água na chegada do gameta masculino até o gameta feminino, no grupo II, devido à existência do grão de pólen e do tubo polínico nas gimnospermas e angiospermas. b) Grupo II. A semente fornece proteção e alimento para o embrião e ajuda na dispersão dessas plantas, pois pode germinar longe da planta que lhe deu origem.
50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens.
0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Observe a fotografia abaixo, que mostra a ocorrência de um fenômeno natural.
a) Qual fenômeno natural é mostrado nessa fotografia?
b) Por que a possibilidade de ocorrer esse fenômeno natural no Brasil é muito baixa?
Objeto(s) de conhecimento Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis)
Habilidade (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 1/1
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) A fotografia mostra um tsunami. b) A possibilidade de ocorrer tsunamis no Brasil é muito baixa porque esse fenômeno se dá devido aos intensos tremores (ondas sísmicas) gerados pelo movimento das placas tectônicas. O deslocamento dessas placas provoca a propagação de energia e vibrações no solo oceânico (fundo do mar), que se propagam na água para a região costeira, gerando ondas que podem atingir grandes amplitudes. Esses tremores ocorrem quando uma placa desliza ao lado de outra, ou quando uma placa se sobrepõe a uma outra. No caso do Brasil, além de ele estar localizado na parte central de uma dessas placas, a placa Sul-Americana faz limite, no meio do oceano Atlântico, com a placa Africana. Essas duas placas estão se afastando, tornando muito remota a ocorrência de grandes terremotos e, consequentemente, de tsunamis. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Individualmente, recorte e cole, de forma física ou digital, partes das obras e imagens selecionadas na atividade 4 do Estudo orientado, de modo a produzir uma colagem com o tema: Artistas mulheres e seus lugares de representação, criação e fala.
Opcionalmente você pode intervir em sua obra com tinta, canetas ou outros meios físicos ou digitais a sua disposição. Após finalizar sua obra, escreva uma legenda com as informações: nome da obra e ano de execução, nome do artista, técnica utilizada e apresentação do trabalho. Material necessário sugerido:
• celular, tablet ou computador da escola;
• impressora e/ou dispositivo de mídia digital (celular, computador da escola, projetor, etc.);
• tesoura e cola;
• tintas, canetas, lápis ou outros que julgar apropriado.
Exemplo: Colagem digital das obras As três Graças (1635), de Peter Paul Rubens, da máscara de Gorila, do coletivo feminista e ativista Guerrilla Girls, e de emoji.
Nome da obra: As três graças não acham mais graça na arte feita por homens, 2020.
Artista: Duique
Materiais usados: Pintura a óleo, fotografia e intervenção digital.
Legenda: O artista autor e professor Duique, de forma bem-humorada e atual, dialoga com as discussões feitas no módulo e na contemporaneidade, em que artistas e ativistas questionam os padrões estéticos femininos criados e herdados do passado, bem como a objetificação do corpo feminino nas artes.
Resolva as adições abaixo.
a) 5 000 + 0 =
b) 5 000 + 100 =
c) 5 000 + 200 =
d) 5 000 + 300 =
e) 5 000 + 400 =
f) 5 000 + 500 =
g) 5 000 + 600 =
h) 5 000 + 700 =
i) 5 000 + 800 =
j) 5 000 + 900 =
a) 5000
b) 5100
c) 5200
d) 5300
e) 5400
f) 5500
g) 5600
h) 5700
i) 5800
j) 5900
Fermentação alcoólica
Nesta atividade, vamos comprovar a atividade fermentativa da levedura, fungo unicelular do fermento biológico.
Material
● Uma vasilha de plástico própria para esquentar alimentos no micro-ondas, com tamanho suficiente para se colocar em pé uma garrafa PET de 250 mL
● Um copo americano (200 mL)
● Uma garrafa PET de 250 mL previamente lavada
● Um balão de borracha de festa de aniversário (bexiga)
● Uma colher de sobremesa de açúcar
● de tablete de fermento biológico (compra-se em padarias ou supermercados), contendo levedura
● Água morna suficiente para imergir os inferiores da garrafa PET (evite usar água quente)
● Um elástico de escritório
Procedimento
1 - Misture o fermento com o açúcar em meio copo de água morna.
2 - Coloque essa mistura na garrafa PET. Ela vai ocupar mais ou menos a metade da garrafa.
3 - Encaixe o balão de borracha (murcho) na boca da garrafa PET. Não balance a garrafa, evitando assim que a mistura entre no balão. Prenda, com o elástico, o balão na boca da garrafa, dando algumas voltas nele para que fique bem firme.
4 - Coloque água morna na vasilha de plástico. Acomode agora a garrafa PET dentro da vasilha (Figura 24). A garrafa não pode tombar; ela tem de ficar em pé, firme e submersa na água.
5 - Mantenha a garrafa mergulhada na água morna durante 30 a 35 minutos.
Anote as alterações que você observar ao longo do experimento.
Houve alguma alteração na mistura em fermentação?
A cor e a textura da mistura sofreram alteração e surgiram bolhas de gás carbônico.
Note que, no parágrafo 2, são mencionados os “elementos que vêm motivando os novos passos da família”. Tanto no parágrafo 2 como no 3 são apresentados alguns dados que ilustram esses elementos.
Assinale a alternativa em que não se pode afirmar que o dado citado corresponde ao elemento associado.
“Mulheres estão sendo mães com mais idade” – avanços na Medicina.
“Novas possibilidades legais para o divórcio” – reestruturação na legislação.
“Em um a cada quatro casamentos a mulher é mais velha do que o homem” – quebra de muitos preconceitos.
“Crescimento da taxa de nupcialidade que ocorreu no grupo feminino, mas com as mulheres da faixa etária entre os 30 e 34 anos” – quebra de muitos preconceitos.
Crescimento da “taxa de nupcialidade legal, que representa o número de casamentos para cada mil habitantes de 15 anos ou mais de idade” – avanços na Medicina.
O dado em questão não se relaciona aos avanços na Medicina. Essa informação poderia ser cogitada caso os dados relacionados ao casamento aludissem às mulheres mais velhas que desejam ser mães.
Pensando em todas essas reflexões a respeito do corpo, elabore uma campanha de conscientização baseada nas ideias do body positivity. Para isso, siga as etapas.
1. Determine o seu público-alvo.
2. Em acordo com a turma, elabore uma hashtag única para a campanha.
3. Escolha um slogan curto e marcante para sua peça publicitária. Ele deve estar alinhado à hashtag que vocês criaram, mas não pode ser apenas ela.
4. Produza uma imagem inédita para ilustrar seu slogan. Você pode fazer uma selfie ou uma fotografia de outra pessoa.
5. Pense em um texto que complemente o seu slogan e que passará mais informações para o público-alvo para ser postado como comentário em redes sociais. Lembre-se de que o texto deve ser atrativo, direcionado ao público-alvo e com o objetivo de convencê-lo a aderir à campanha.
6. Poste a imagem editada com o slogan em uma rede social de sua preferência acompanhada do texto que você elaborou para comentário e da hashtag criada pela turma. Que tal convidar amigos e familiares para compartilhar a imagem e fazer subir essa hashtag?
7. Poste a peça publicitária produzida no campo a seguir.
Resposta pessoal.
Você se imagina fazendo as mesmas escolhas profissionais de sua família? Em caso positivo ou negativo, descreva tais escolhas e justifique seu posicionamento.
Resposta pessoal.
Leia o texto para responder à questão.
A cumbuca de ouro e os marimbondos
Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de fazer peças um ao outro. Foi o compadre pobre à casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha. Logo que o pobre teve o sim, foi para casa dizer à mulher, e foram ambos ver o terreno. Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza. O rico ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras. Quando o pobre se retirou, o outro largou-se com a sua mulher para as matas a ver a grande riqueza. Chegando lá, o que achou foi uma grande casa de marimbondos; meteu-a numa mochila e tomou o caminho do mocambo do pobre, e logo que o avistou, foi gritando:
— Ó, compadre! Fecha as portas, e deixa somente uma banda da janela aberta!
O compadre assim fez, e o rico, chegando perto da janela, atirou a casa de marimbondos dentro da casa do amigo e gritou:
— Fecha a janela, compadre!
Mas os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para as ajuntar. O ricaço gritava então:
— Ó, compadre, abra a porta!
Ao que o outro respondia:
— Deixe-me, que os marimbondos estão me matando!
E assim ficou o pobre rico, e o rico ridículo.
LISBOA, Henriqueta. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares do Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002. p. 125-126.
Glossário Cumbuca – vaso feito de fruto da cuieira, em cuja parte superior se faz um furo. Mocambo – habitação precária; barraco; casebre.
Qual é o conflito da narrativa?
Um personagem é rico e o outro, pobre.
A casa do pobre está cheia de marimbondos.
O pobre encontra uma cumbuca de ouro.
O rico joga a casa de marimbondos dentro da casa do compadre pobre.
O conflito principal da narrativa é o fato de a cumbuca oferecer ouro ao pobre e marimbondos ao rico. É possível perceber o conflito no trecho “Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza.”.
Nível: intermediário
Objetivos operacionais: identificar o conflito principal da narrativa; ler e interpretar conto popular em prosa.
O texto a seguir é uma crônica de Carlos Drummond de Andrade.
O que dizem as camisetas
Apareceram tantas camisetas com inscrições, que a gente estranha ao deparar com uma que não tenha nada escrito.
[...]
Vi na rua Sete de Setembro um homem que trazia a inscrição “Guiné-pipi” na frente e nas costas.
— Candidato a vereador? – perguntei. — De que partido?
— Não, senhor. Erva contra reumatismo. Quer experimentar? É um porrete. Trago para o senhor uma amostra da fábrica, lá de Cordovil.
— Obrigado, amigo. O Dr. Nava já cuida do meu.
— Mas qualquer problema, o senhor não tenha cerimônia. É só dizer, que eu falo com os colegas, conforme o caso. Ou o senhor mesmo fala, se encontrar com um deles.
— E como é que eu vou saber?
— Pela camiseta, é claro. Tem o Cipó-Azougue, que é um balaço contra eczema, aliás, pessoalmente, é um cara ótimo. O Beldroega (faz pouco ele passou por aqui) toma conta do fígado e depura o sangue. Do Sete-Folhas, que é até meu vizinho, vejo que o senhor não carece, pois é para emagrecer. Agora, convém não esquecer o Boldo. Lá um dia a gente tem uma ressaca, e o Boldo resolve.
Vi que as camisetas da medicina natural são numerosas, mas as de uísques, vinhos alemães, motos, motéis, cigarros, antigripais, cursinhos, judô, budismo, loteria, jogo de búzios, etc. não fazem por menos. Hoje em dia não há produto que não tenha, além dos comunicadores remunerados, outros absolutamente gratuitos, e estes são maioria. Todo mundo anuncia alguma coisa, e a camiseta é o cartaz na pele. Sendo de notar que há tendência para anunciar até no bumbum. Mas este é um ramo ainda experimental. [...]
Não há mais condições para gravar palavras eternas em muros de catedral. Hoje estampam-se recados em camisetas descartáveis. Como esta crônica.
ANDRADE, Carlos Drummond de. O que dizem as camisetas. In: Moça deitada na grama. Rio de Janeiro: Record, 1987. Adaptado.
Glossário Reumatismo – denominação de enfermidades que causam inflamação e dores nas articulações e nos músculos. Balaço – tiro de bala. Eczema – anormalidade da pele que se caracteriza por reação alérgica inflamatória, com formação de vesículas e crostas. Remunerado – que recebe remuneração, salário.
De acordo com o texto, o uso de algumas camisetas pode
identificar as pessoas com doenças como reumatismo, eczema e problemas no fígado.
curar algumas doenças não muito graves.
fazer parte de um tratamento médico, identificando os pacientes.
ajudar a identificar os vendedores de remédios naturais.
De acordo com a crônica, o uso de algumas camisetas pode ajudar a identificar os vendedores de remédios naturais.
AS CANTIGAS DE RODA, DE QUE TRATAMOS NAS PÁGINAS ANTERIORES, FAZEM PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO. AGORA, VAMOS LER UMA PARTE DE UM LIVRO CHAMADO ADIVINHE QUEM VEM PARA ASSUSTAR.
OBSERVE A CAPA DO LIVRO. VOCÊ SABE QUEM SÃO OS PERSONAGENS QUE APARECEM ALI?
ESSES PERSONAGENS TAMBÉM FAZEM PARTE DO NOSSO FOLCLORE. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NA BOIUNA? QUEM É ELA?
SERÁ QUE NOS DIAS DE HOJE ELES AINDA CONSEGUEM ASSUSTAR AS CRIANÇAS?
São o Saci, a Cuca, a Boiuna e o Curupira.
A Boiuna é uma cobra.
DE UMA HORA PARA OUTRA, ESTA GAROTINHA PASSOU DO DESÂNIMO À ALEGRIA. POR QUE SERÁ? LEIA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM SEU PROFESSOR.
ALGUNS PERSONAGENS DE MAURICIO DE SOUSA JÁ APARECERAM EM OUTRA HISTÓRIA DESTE MÓDULO. A MAGALI AINDA NÃO. QUAL É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DESSA PERSONAGEM?
Magali é uma personagem muito gulosa.
Converse com os colegas para responder às seguintes questões:
a) Observe o título do livro acima. Sobre o que você acha que o livro trata?
b) Leia o verbete a seguir:
coletânea substantivo feminino
1. conjunto de trechos seletos de diferentes obras.
2. coleção de várias obras ou coisas.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.
• Agora que você sabe o que é uma coletânea, explique por que esse livro pode ser chamado dessa forma?
a) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos possam antecipar o conteúdo do livro, associando-o com contos, crônicas ou histórias pessoais.
b) Explique aos alunos que coletânea é um conjunto de textos. Resposta esperada: porque há o nome de vários autores diferentes na capa do livro.
Observe a capa do livro abaixo e, em seguida, faça o que se pede.
Converse com os colegas para responder às seguintes questões:
a) O que a pessoa ilustrada na capa está fazendo?
b) Você acha que essas ações são reais ou imaginárias? O que você tem vontade de fazer mas não consegue?
a) Resposta pessoal. Os alunos devem observar que a pessoa está voando em um tapete e simulando natação. Outras respostas podem ser aceitas, tais como: ela está sonhando; ela está brincando; ela está imaginando.
b) Espera-se que os alunos digam que são ações imaginárias, afinal não é possível voar num tapete. Estimule-os a falar sobre desejos e sonhos imaginários.
Observe a ilustração a seguir, que mostra um gnômon fincado verticalmente em determinado local plano e horizontal do hemisfério sul e a representação do movimento aparente do Sol ao longo de um dia em diferentes períodos do ano.
Responda:
a) Indique na ilustração o movimento aparente do Sol no solstício de dezembro. Justifique sua resposta.
b) Indique na ilustração o movimento aparente do Sol no solstício de junho. Justifique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 1/1
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) O movimento aparente do Sol no solstício de dezembro está representado pela curva azul, pois indica, nesse período, maior altura do Sol na abóboda celeste, provocando maior insolação na região e maior aquecimento nessa época do ano. b) O movimento aparente do Sol no solstício de junho está representado pela curva verde, pois indica, nesse período, menor altura do Sol na abóboda celeste, provocando menor insolação na região e menor aquecimento nessa época do ano. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
A cidade de Curitiba, no Paraná, é conhecida por ser uma das mais sustentáveis do Brasil. Apesar disso, ainda enfrenta problemas relacionados ao lixo, conforme descrito no trecho da reportagem a seguir:
“[Em 2018], quase 1,1 mil de tonelada de lixo foi retirada [...] das bacias hidrográficas de Curitiba
[...]
[...] o que mais preocupa são os itens descartados de forma incorreta pela população [...]”
Fonte: Portal da Prefeitura de Curitiba. Disponível em: (acesso em: 2 out. 2018).
a) Proponha uma iniciativa individual e uma política pública para diminuir o problema ambiental que a cidade de Curitiba enfrenta.
b) Apesar desse problema, Curitiba ainda é considerada uma das cidades mais sustentáveis do Brasil. Que ação citada no texto contribui para que essa situação se mantenha?
Objeto(s) de conhecimento Preservação da biodiversidade
Habilidade (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 1/1
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) Ação individual: descartar de forma correta todos os tipos de material (orgânicos e não orgânicos); política pública: instalação ou ampliação da coleta seletiva. b) A ação que contribuiu para que a cidade de Curitiba se mantenha como uma das mais sustentáveis do Brasil é a da retirada do lixo das bacias hidrográficas. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Com base nas reflexões e conhecimentos desenvolvidos ao longo deste módulo, você deverá produzir uma intervenção digital a partir de obras clássicas da iconografia da escravidão. Você conheceu alguns artistas que realizaram trabalhos parecidos – Rosana Paulino, Sidney Amaral, Paulo Nazareth e Dalton Paula – e poderá se inspirar nas obras deles.
Para realizar o trabalho, utilize ferramentas de busca e edição de imagens do seu celular. Siga os passos:
1. Encontre imagens de artistas viajantes, sobretudo do século XIX, e escolha aquelas em que a escravidão é tematizada. Você pode utilizar as imagens encontradas na atividade 5 do Estudo orientado.
2. Elabore uma ideia de intervenção a partir da seguinte questão: De que maneira é possível alterar a imagem, pensando nas discussões sobre arte afro-brasileira?
3. Altere em um editor do celular a imagem escolhida. Você pode justapor outras figuras, recortar, desenhar, escrever sobre a imagem, etc. É um trabalho bastante livre. Você pode, se desejar, fotografar algo. O importante é que a questão da arte afro-brasileira seja norteadora do trabalho.
4. Escreva uma pequena apresentação do seu trabalho, descrevendo a linguagem, os procedimentos e o que pretendeu realizar como atualização.
5. Compartilhe seu trabalho e o texto de apresentação com os colegas de sala e amigos como forma de intervenção digital.
Resolva as subtrações abaixo.
a) 2 000 - 0 =
b) 2 000 - 100 =
c) 2 000 - 200 =
d) 2 000 - 300 =
e) 2 000 - 400 =
f) 2 000 - 500 =
g) 2 000 - 600 =
h) 2 000 - 700 =
i) 2 000 - 800 =
j) 2 000 - 900 =
a. 2 000
b. 1 900
c. 1 800
d.1 700
e. 1 600
f. 1 500
g. 1 400
h. 1 300
i. 1 200
j. 1 100
A caixa do mistério
Esta atividade prática vai ajudar você a entender melhor como funciona o método científico e cada uma de suas etapas.
Com seus colegas, formem grupos de quatro alunos. Ao final de cada uma das orientações a seguir, reflitam sobre a questão e registrem suas hipóteses.
Material
● 1 caixa de papelão com tampa.
● Objetos diversos: pentes, canetas, prendedores de cabelo, lixas de unha, bolas de diferentes tamanhos, clipes, etc.
Procedimento
1 O professor vai colocar um objeto no interior de cada caixa, sem que os grupos saibam o que é.
2 Observem a caixa por fora, sem tocá-la. Respondam: o que há dentro dela?
3 Peguem e sacudam a caixa, sem abri-la. E agora, quais são as impressões de vocês sobre o conteúdo da caixa?
4 Fechem os olhos (se necessário, utilizem uma venda) e toquem o objeto no interior da caixa. Do que se trata?
5 Por fim, abram a caixa e respondam: o que há dentro dela?
Resposta pessoais.
Construindo um relógio de sol
Com os colegas, organizem-se em grupos e sigam as instruções abaixo para confeccionar um relógio de sol.
Material
● Pedaço de papelão com aproximadamente 16 cm de largura e 16 cm de altura
● Canetas coloridas
● Régua
● Transferidor
● Tesoura com pontas arredondadas
● 1 palito de madeira
● 1 folha A4 em branco
Procedimento
1 No pedaço de papelão, trace as diagonais com o auxílio da régua. Em seguida, o encontro das diagonais deve ser marcado, pois representa o centro do relógio. No verso do papelão, trace uma reta paralela à base, onde foi feita a marcação do centro (Figura 10).
2 Por se tratar de um relógio de sol, devemos fazer no papelão marcações de 12 horas, ou seja, o tempo médio de incidência de luz solar ao longo de um dia. Para isso, utilize a reta traçada como referência e, com o transferidor, registre cada hora com uma distância de 15° entre elas (Figura 11).
3 Faça um furo no ponto de encontro entre as diagonais (o centro) com o palito de madeira, fixando-o.
4 Na folha em branco, registre a posição dos eixos norte-sul e leste-oeste, e coloque-a na base do relógio (Figura 12). O seu relógio de sol deve estar projetado para o Sol, de modo que o palito de madeira esteja paralelo ao eixo norte-sul. A parte mais alta da haste ficará, assim, apontando para o ponto cardeal sul.
5 Perceba que o relógio da imagem está levemente inclinado. A inclinação do relógio deve ser igual à latitude em que sua escola se encontra. Solicite a ajuda do professor para posicionar o relógio no ângulo correto.
6 Agora, busque um local com bastante luz solar e faça a leitura, através da sombra projetada pela haste (palito de madeira), da hora solar.
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