Menu

Português contemporâneo - Diálogo; reflexão e uso

Ensino médio - Volume 1 | Língua Portuguesa ● 384 páginas

Materiais Complementares

Esta obra possui os seguintes materiais complementares que vão auxiliá-lo na sala de aula:

Sobre a obra:

Destaque da obra:

- Leveza na linguagem e no conteúdo, com abordagem contemporânea.

- Integração das 3 frentes (Literatura, Língua e linguagem e Produção de texto) durante todo o livro, em todos os capítulos, com temas e textos atuais, utilizando o mesmo texto em diferentes eixos.

- O que norteia os capitulos são as escolas literárias, organizadas de maneira cronológica.

- A literatura negro-brasileira é abordada pela primeira vez em um livro didático.

- Sintonizada com o nosso tempo e com as necessidades do aluno, a obra é atualizada em relação aos estudos literários, à teoria de gêneros e às novas concepções de língua e linguagem.

- Todas as produções de texto são orientadas por projetos.

- Orientações didáticas para o professor inseridas no próprio livro.

- Apresenta um projeto interdisciplinar ao final de cada unidade.

Enem/Vestibulares

- Seção Por dentro do Enem e do vestibular: aparece ao final de cada unidade e contempla as três frentes – Literatura, Língua e linguagem e Produção de texto.

- Subseção O Enem em contexto: apresenta uma questão comentada do Enem, para que o estudante conheça as exigências desse sistema de avaliação e algumas estratégias para a resolução das questões propostas. 

- Subseção Questões do Enem e do vestibular: são apresentadas questões objetivas e dissertativas e propostas de redação do Enem e de diferentes vestibulares do país. 

Manual do Professor

- Manual do professor colorido, fácil de consultar.

- Apresentação do livro: Conheça seu livro.

- Quadros que organizam o conteúdo para o professor.

Capítulos:

  • Português - Unidade 1 - Rumores da língua e da literatura
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 1 - Literatura - Língua e linguagem - Gêneros do discurso
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 2 - Literatura na Baixa Idade Média: O Trovadorismo - Variedades linguísticas - O poema
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 3 - Literatura na Baixa Idade Média: O Teatro Vicentino - Funções da linguagem - O texto teatral
  • Português - Unidade 1 - Por dentro do Enem e do vestibular
  • Português - Unidade 1 - Projeto: Sarau literomusical - Cantigas; poemas e teatro
  • Português - Unidade 2 - Engenho e arte
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 1 - Classicismo - Figuras de linguagem - O resumo
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 2 - O Classicismo em Portugal - Semântica (I) - Textos instrucionais
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 3 - Literatura de informação - Semântica (II) - Carta pessoal e carta de apresentação
  • Português - Unidade 2 - Por dentro do Enem e do vestibular
  • Português - Unidade 2 - Projeto: Feira cultural - Renascimento; engenho e arte
  • Português - Unidade 3 - Palavras em movimento
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 1 - Barroco - Letras e sons - Os gêneros digitais
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 2 - O Barroco no Brasil (I) - Acentuação - O debate regrado
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 3 - O Barroco no Brasil (II) - Ortografia - O artigo de opinião
  • Português - Unidade 3 - Por dentro do Enem e do vestibular
  • Português - Unidade 3 - Projeto: Mundo cidadão
  • Português - Unidade 4 - Palavra e razão
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 1 - Arcadismo - coerência e coesão - o seminário
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 2 - O Arcadismo no Brasil (I) - Estrutura de palavras - O texto de divulgação científica (I)
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 3 - O Arcadismo no Brasil (II) - Formação de palavras - O texto de divulgação científica (II)
  • Português - Unidade 4 - Por dentro do Enem e do vestibular
  • Português - Unidade 4 - Projeto: Feira de conhecimento - O mundo material na sociedade contemporânea
  • Português - Unidade 4 - Apêndice

Sobre o(a) Autor(a)

William Cereja

Professor graduado em Português e Linguística e licenciado em Português pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Linguística Aplicada e  Estudos da Linguagem na  PUC-SP. Professor da rede particular de ensino em São Paulo, capital.

Carolina Dias Vianna

Professora graduada e licenciada em Português pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (SP). Professora das redes pública e particular de ensino nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Professora da rede pública de ensino em Araraquara (SP).

Christiane Damien

Professora graduada e licenciada em Português e Francês pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestre em Letras pelo Programa de Língua, Literatura e Cultura Árabe da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Estudos Árabes pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como professora das redes pública e particular de ensino na cidade de São Paulo.